sábado, 15 de outubro de 2016

Sobre ser liderado e sobre liderar

Eu abordei noutro artigo esse assunto, e devo ter prometido me aprofundar mais nele noutro momento. Ou foi outro assunto que prometi. Não lembro. De todo modo é relacionado e muito importante então lá vamos nós:

Qual a importância, para você jovem profissional das galáxias, saber liderar?

"Mando nem dentro de casa", alguns alegarão, "Avalie mandar na rua".

Não é bem assim.

A primeira verdade não-dita sobre liderança é que liderar pode até depender das pessoas, mas trata de algo maior. "(Esta noite) Bebo à minha aniquilação. Bebo para ser maior", para citar de forma livre Aldous Huxley. Isso tem raiz em coisa ainda mais densa, no Leviatã, mas essa viagem eu deixo pra você fazer sozinho por motivos de vamos ter foco.

Antes de haver líder e liderado (ou liderados), deve haver uma missão, uma visão. Para aqueles que já foram ofendidos por aulas de empreendedorismo, não desaminem do texto ainda: aquela balela tem uma importância crucial pra sabermos se o ambiente de trabalho é sadio ou não, e isso é tudo o que importa de verdade.

Maior que a figura do líder é o papel da liderança. Liderança, por assim dizer, deve existir a despeito da existência de "um líder". Dizendo de outro modo, se o seu chefe morrer hoje e amanhã você ainda souber o que fazer e por que fazer, então temos liderança. Se todo mundo ficar perdido, então vocês já tinham muitos problemas, eu sinto muito pela sua perda.

Mas as pessoas gostam mais de seguir outras pessoas do que ideias, é mais cômodo, mais confortável quando alguém pensa por nós.

Como?! Você não é assim? Ora ora, venha cá, vamos conversar mais então.

Papéis de liderança não necessariamente refletem hierarquia. Às vezes hierarquia mais atrapalha que ajuda. Liderança é muito mais relacionado com inspirar o outro a lhe ajudar numa causa comum do que meramente distribuir tarefas, daí é até mais fácil inspirar a pessoa sentada ao seu lado do que as pessoas do no segundo andar você estando no quinto.

Da mesma forma, estar ciente do objetivo maior lhe dá condição de não apenas entender, mas simpatizar com ele. Talvez aí a maior barreira na vida de um líder: ele deve encarar a missão não como uma obrigação, mas uma paixão. E isso, meu amigo, não é fácil não. E nem sempre é reconhecido também.

Daí a falta de líderes de fato. Parece bonito, brilhante e cheio de ouro, o caminho da liderança. Mas não é nada disso não. Decidir resolver um problema ainda na sexta em vez de seguir os amigos para o bar ou qualquer festa é uma decisão, desde a sua concepção, ingrata. Primeiro que se você está precisando trabalhar além do expediente para manter ou colocar algo em dia, quer dizer que alguém fracassou na hora de definir um cronograma ou escolher os membros do time. Em segundo lugar, você vai se cansar mais que os outros e de modo algum terá tratamento especial.

Deixado claro que o caminho do líder é árduo e às vezes não é reconhecido, falemos um pouco do lado bom disso: Experiência, capacidade de execução e, posteriormente, planejamento.

O jovem profissional das galáxias deve ter seu aspecto técnico muito bem trabalhado, mas no tocante ao dia a dia exercendo a profissão, bom, aí depende é de vivenciar a coisa mesmo. Muitos de nós batemos no mercado de trabalho totalmente despreparados, não no tocante a exercer o ofício, mas no tocante a entender as relações interpessoais envolvidas. Liderança incluso. E não, aquela cadeira porcaria que o Jurandir dá não serve pra te explicar isso. Só metendo o pé no barro mesmo.

Além do fato de ocorrer reconhecimento do papel de liderança que você porventura estiver assumindo, tem também a experiência que você irá acumular. Ver adiante, entender o cenário todo, não se resumir às fronteiras do papel que lhe é entregue, resolver os problemas do dia a dia com empenho e paixão, ser inspiração e porto seguro para os outros, isso fará a diferença na forma com que você enfrentará os problemas futuros também. O caminho do líder é fortemente permeado pelos problemas e prêmios da liderança.

Liderar não é mandar. Liderar não é impor a própria figura e menos ainda atribuir para si qualquer vitória de qualquer dia.

Liderar é carga, não prêmio.

Liderar é necessidade, não um luxo.

Liderar é se aniquilar em nome do bem maior.

Liderar é, através do amor e temor, construir um Deus poderoso embora mortal.

Você detecta fácil que possui um líder ruim ao verificar os pontos da lista (muito bom fazer listas) abaixo:

  1. Você não apenas não sabe qual é o propósito geral das tarefas do seu dia a dia, mas também encontrou desinteresse no seu líder em explicar isso. Não falo de ter missão/visão/objetivos/metas da empresa decorados, isso não, falo em disposição para explicar e orientar.
  2. Seu líder (mui provavelmente tratado por chefe a esta altura... ou capataz) é abusivo, estressado, vive insatisfeito e/ou faz microgerenciamento constante em você, em outro companheiro de senzala... De vez em quando é bacana, mas o tempo todo mostra falta de confiança.
  3. Os feitos da equipe nunca são propagandeados como feitos da equipe, mas sim do seu líder. Outro modo de dizer é: o mau líder, diante de um sucesso, individualiza o sucesso no lugar de coletivizar. Isso é ruim porque é justamente a desproporcional valorização do indivíduo, pior, do indivíduo errado que fomenta a insatisfação dentro das equipes.
Daria pra elencar mais pontos a observar, mas com essa lista aí você entendeu a natureza da coisa. Você, na condição de atual ou futuro líder, deve ser capaz de perceber estas características e outras de cunho similar.

Se você hoje não sente que o papel de liderança seja pra você, nada tema! isso não é errado por dois motivos: primeiro, você deve ser jovem (não viu ao menos um Beatle ao vivo, não via TV Manchete ou simplesmente não enfrentou os problemas da vida ainda, que envelhecem o ser) e segundo que ser líder é, em primeira instância, um desafio que pode ser muito ingrato.

Ainda assim, chegará um momento em que você, membro da Humanidade, deverá se responsabilizar pela geração seguinte, e liderar é também uma forma de fazer a cultura, esse ente composto por indivíduos, se propague pelos seres mais jovens, garantindo renovação sem completa destruição.

Finalizando, pra liderar você não precisa ser chefe. Pra liderar você precisa entender e querer fazer as coisas darem certo e, neste processo, inspirar os outros ao seu redor a desejarem isso também.

Sem mais e até depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário